Siga o OTD

Atletismo

Erica Sena, 11ª na IAAF, sonha com medalha no Mundial

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Erica Rocha de Sena, 11ª no ranking da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), foca nos treinamentos. A atleta de 32 anos visa o Campeonato Mundial de Atletismo de Londres. A brasileira investiu nos treinamentos ao invés de competições para lutar por uma medalha na prova dos 20km da marcha atlética. A modalidade será disputada no dia 13 de agosto.

“Comecei esta temporada mais leve, sem muita pressão, com o objetivo de não chegar cansada a Londres. E o planejamento está dando certo”, disse a marchadora. O histórico de Erica em 2017 conta com duas vitórias inéditas em dois Grandes Prêmios, além da liderança do Circuito Mundial da IAAF.

Ela venceu o GP de La Coruña, na Espanha, no dia 3 de junho. Lá, conseguiu o seu melhor tempo do ano (1h29min16s). Antes, no dia 19 de março, já havia conquistado o ouro do GP de Monterrey, no México, com 1h32min07s. Foi ainda prata em Ciudad Juárez, também no México (1h30min49s) e quarta colocada em Taicang, na China (1h31min31s).

Trajetória

No último Campeonato Mundial, em Pequim 2015, Erica Rocha de Sena ficou em 6º. Nos Jogos do Rio 2016, completou os 20 km na 7ª colocação. Em março do mesmo ano, havia sido bronze no Mundial de Marcha de Roma, com 1h27min28s, estabelecendo recordes brasileiro e sul-americano.

Erica está desde o dia 18 de julho em Font-Romeu, na França, treinando numa altitude de cerca de 2.000 m. A atleta ficará lá até o próximo dia 9, quando viaja para Londres. O Camping faz parte de várias ações tomadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para proporcionar a melhor preparação aos atletas no Mundial.

Neste caso, é uma parceria entre a CBAt e o Comitê Olímpico do Brasil (COB). A CBAt é a responsável pela emissão de passagens aéreas, utilizando recursos do Programa CAIXA de Campings de Treinamento, enquanto o COB, por meio da Lei Agnelo/Piva, cobre as despesas de hospedagem, alimentação e deslocamento interno na Europa.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Atletismo