Siga o OTD

Atletismo

Em má fase, Thiago Braz desiste de disputar o Mundial

Após reunião, Brasil tem 4 pré-qualificados ao Mundial Indoor de Atletismo.

Sem conseguir bons resultados em 2017, o campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, decidiu desistir do Mundial de Atletismo

O campeão olímpico Thiago Braz tinha tudo para ser a principal esperança de medalha do Brasil no Mundial de atletismo, que será disputado em Londres entre os dias 4 e 13 de agosto. Mas, segundo a Folha de São Paulo, a má fase do atleta somada aos planos de treinamento do técnico ucraniano Vitaly Petrov levaram a Confederação Brasileira a decidir, em conjunto com o Comitê Olímpico, pela desistência do medalhista de ouro do salto com vara nos Jogos do Rio de Janeiro.

Segundo a reportagem, “o entendimento é que Braz atravessa má fase e que é preciso poupá-lo para o restante do ciclo olímpico que culmina em Tóquio-2020. Ele não competirá mais nesta temporada e, em setembro, vai retomar os preparativos para a temporada indoor no início de 2018”.

Por outro lado, a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo garante que o corte se deu por conta de uma lesão na panturilha sofrida durante o último Troféu Brasil, disputado em junho na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP). Além desta contusão, Thiago ainda machucou as costas na disputa da Liga Diamante.

“Infelizmente a lesão não regrediu e o saltador e seu treinador (o ucraniano Vitaly Petrov) decidiram pedir dispensa da convocação”, diz José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da CBAt. “Claro que ele fará falta ao Brasil, mas o mais importante, agora, é que ele busque sua plena recuperação”, conclui Toninho Fernandes.

“Vamos focar em sua recuperação, para que possa estar na melhor forma e disputar o Mundial Indoor de 2018”, explica Vitaly Petrov, que foi treinador dos recordistas mundiais da prova, Sergey Bubka, da Ucrânia, e Ielena Isinbayeva, da Rússia. “É triste ficar fora da disputa do Mundial”, diz Thiago Braz. “Tentamos a recuperação a tempo, mas terei que adiar um dos meus grandes sonhos”, completa o atleta.

Desabafo na internet

Há duas semanas, Thiago Braz fez um desabafo em suas redes sociais por conta das críticas que vinha recebendo pelos seus resultados. “Me sinto amado no momento em que estou passando. Pessoas que eu não imaginava me acolher, estão me acolhendo com carinho e amor. Obrigado família e amigos, que estão do meu lado me ajudando. Digo algo, estar entre os atletas de ponta, não significa que não passamos por problemas, assim como qualquer ser humano que tem seu próprio emprego passa. Desculpe pela expectativa que não foi alcançada, independente de tudo, não sou uma máquina, mesmo se eu fosse uma maquina, se eu andasse a 100% todos os dias, um dia eu fundiria o motor. Agradeço todos que estão do meu lado, juntos ainda conquistaremos as medalhas desejadas, pois a crítica construtiva, nós agarramos e a crítica maldosa, nós deletamos. Acima de tudo, estou gastando minha vida e saúde etc pelo Brasil e família etc … é hora de se conscientizar que os atletas amam o que fazem.  Só precisamos dar a todos uma nova chance de vencer e incentivar”, escreveu o campeão olímpico na ocasião.

A melhor marca de Thiago Braz em 2017  foi 5,60, obtida das etapas de Xangai e Mônaco da Liga Diamante, bem longe dos 6,03m que deram a ele não só a medalha de ouro no Rio como o recorde olímpico do salto com vara.

Planos para recorde mundial até 2020

Uma explicação para o desempenho do brasileiro pode estar em matéria publicada pelo GloboEsporte.com em maio em que o superintendente de alto rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo, Antonio Carlos Gomes, contou que o técnico ucraniano Vitaly Petrov traçou um planejamento para o saltador focando obter o recorde mundial da prova e bons resultados nos dois últimos anos do ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio 2020.

“Depois do que o Thiago fez na Olimpíada, sentamos com o Vitaly. Ele falou: “Nós precisamos colocar mais carga para bater o recorde. Para isso, tenho que mudar todos os parâmetros de força e velocidade desse cara.” Quem foca na Olimpíada, em quatro anos, nos dois primeiros ele treina, nos dois últimos ele compete. Vitaly disse: “Vou mudar o treino dele nesses dois anos. Vou colocar um trabalho de força violento. Para saltar 6,20m, ele precisa de uma vara muito pesada. Precisa de uma força que ele não tem hoje. Então para esses próximos dois anos você esquece o Thiago. Você quer que ele bata o recorde do mundo?” Eu disse que queria”, contou Antonio Carlos ao portal.

Apesar do planejamento revelado pelo cartola da CBAt, Thiago Braz mostra em suas atitudes e entrevistas que não está satisfeito com o rendimento que está tendo, fato que explica a desistência do Mundial.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo