Siga o OTD

Tóquio 2020

Erica Sena vive ‘dias difíceis’ em quarentena no Equador

Recordista Sul-Americana de marcha atlética, a atleta mora na cidade de Cuenca e passa por um isolamento obrigatório por causa do coronavírus

Erica Sena estava confiante em melhorar desempenho em 2020 (Carol Coelho/CBAt)

Erica Sena fez um ano de 2019 com resultados positivos e estava confiante em melhorar ainda mais seu desempenho nesta temporada. No entanto, a disseminação da pandemia de coronavírus pelo mundo forçou modificações nos planos da atleta de marcha atlética, atual recordista sul-americana da prova de 20km com o tempo de 1h27min18s.

Em quarentena obrigatória na cidade de Cuenca, no Equador, país que reside, a pernambucana passa “por dias difíceis” com as restrições de deslocamentos e admitiu tristeza pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para 2021.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“É uma situação muito complicada. Algo que ninguém esperava e que nunca vivi. No Equador, estamos com quarentena obrigatória e não posso sair de casa para treinar. Apenas alguns dias da semana que podemos sair e somente para comprar alimentos, medicamentos e combustível. Estamos passando por dias difíceis e fico ainda mais triste pelo adiamento, pois são muitos anos de treinos para chegar aos Jogos Olímpicos”, disse Erica.

“Esse ano estava sendo bom para mim fisicamente, um dos melhores inícios de ano, estava muito forte e melhorando quase todos os meus treinos e ansiosa para competir. Apesar de toda a situação difícil que estamos vivendo no mundo, ainda sonhava com a Olimpíada esse ano e esperava que as coisas melhorassem o mais rápido possível”, afirmou a marchadora, em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.   

+ Pandemia: atletas desmentem discurso de Bolsonaro

Ainda com planejamento olímpico, Erica Sena tinha há uma semana um camping na Europa, mas teve que ficar em casa porque todas as competições foram adiadas ou canceladas.

“Ainda continuamos na incerteza em relação a data da Olimpíada. Meu 2019 foi muito bom, com bons resultados. O único que deixei a desejar foram os Jogos Pan-Americanos, já que estava em busca da medalha de ouro, mas infelizmente alguns problemas técnicos me impossibilitaram de ganhar. Briguei até o Km 15, porém, recebi punições injustas da arbitragem e isso me tirou a medalha e me deixou triste”, recorda a atleta.

“No Mundial, tive uma performance muito boa e fechei o ano bem entre as três primeiras do circuito mundial. O ano de 2020 estava começando bem e me sentindo mais forte. Teríamos muitas competições esse ano e o objetivo era iniciar forte em Portugal, na etapa do circuito mundial, e de lá partir para um estágio de treinamento até o Mundial de Marcha Atlética, que seria em maio”, contou Erica.

Atualmente com 34 anos, a marchadora revelou que a incerteza sobre os Jogos Olímpicos mexeu bastante com ela. Erica Sena é o principal nome do Brasil na marcha atlética feminina e conquistou resultados expressivos em 2019, como o quarto lugar no Mundial de Doha-2019, e a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019, ambos na prova de 20 km.

A brasileira ficou em primeiro lugar na etapa de Lázaro Cárdenas, do circuito mundial, que valeu também como o Campeonato Pan-Americano da modalidade, quando Erica superou as rivais com o tempo de 1h29min22s.

Mais em Tóquio 2020