Siga o OTD

Atletismo

Paulo Roberto consegue índice na maratona para Tóquio 2020

Aos 40 anos, Paulo Roberto pode disputar uma edição de Jogos Olímpicos pela terceira vez na carreira

Paulo Roberto de Paula
Paulo Roberto só aguarda a confirmação da CBAt para festejar sua terceira participação olímpica (Divulgação)

Neste domingo de carnaval, o veterano Paulo Roberto de Almeida Paula tem motivo suficiente para comemorar. Na Maratona de Sevilha, na Espanha, o brasileiro de 40 anos conseguiu o índice necessário para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Na competição espanhola, Paulo Roberto obteve a marca de 2h10min08s, ficando na 24ª colocação. Ele fez ainda sua melhor marca pessoal – a anterior, de 2:10.23 havia sido estabelecida em Pádua, Itália, 2012 – e passa a ser o primeiro do Ranking Brasileiro. Daniel Chaves tem 2:11:10, tempo obtido na Maratona de Londres, em 2019.

Mesmo com o índice conquistado, a vaga ainda não é certa. Há limite de 80 vagas para a maratona e o Brasil já tem mais de 80 atletas com índice (já considerando máximo de 3 por país). Sendo assim, a classificação será pelo ranking mundial.

Caso a vaga se confirme, Paulo Roberto vai disputar sua terceira edição de Jogos Olímpicos. Em Londres 2012, ficou em oitavo lugar, e na Rio 2016, terminou em 15º.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Logo após os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o atleta e seu treinador Luís Fernando Almeida Paula se preocuparam em estabelecer um planejamento em função da idade de Paulo Roberto que poderia favorecer pela experiência ou afetar a preparação pelo desgaste.

“Trabalhamos bastante a meia maratona e algumas provas de 10 Km, mas sempre visando a maratona porque o foco era ele estar numa Olimpíada em condições de boa performance”, explicou Luis Fernando.

O treinador destacou ainda que o objetivo na preparação do atleta foi ganhar volume – meia maratona e dez quilômetros serviram como treinos de luxo. Luis Fernando garantiu que Paulo Roberto está muito feliz e mesmo com 40 anos quer um bom resultado na Olimpíada.

A semana contou com mais uma boa notícia para Paulo Roberto. Com o pedido de dispensa de Gilmar Silvestre Lopes, a CBAt convocou o experiente atleta para o Mundial de Meia Maratona, dia 29 de março, em Gdynia (POL).

Idade não é documento

Mesmo aos 41 anos, Paulo Roberto continua competindo no alto nível. Foi 19º no Mundial de Doha-2019, no Catar, prova disputada à meia-noite, com muito calor e ainda disputa várias provas em Portugal, país onde é radicado.

Em janeiro, por exemplo, foi o segundo colocado na 22ª Meia Maratona Manuela Machado realizada em Viana do Castelo, completando o percurso de 21,1 km com o tempo de 1h04min56.

Mais em Atletismo