Siga o OTD

Atletismo

Núbia Soares ganha Copa Iberdrola de salto triplo

Competindo pelo Barcelona, Núbia fez 13,54 m no salto triplo em prova indoor e em busca de ritmo de competição e regularidade na temporada olímpica

Núbia Soares, atleta do Barcelona, vai competir na Copa Iberdrola indoor na Espanha
Foto: Wagner Carmo/CBAt/arquivo

A brasileira Núbia Soares venceu, no último sábado (01), em Valência, Espanha, a prova do salto triplo (13,54 m) do Campeonato da Espanha de Clubes de Atletismo, a Copa Iberdrola para as mulheres e a Copa LaLiga para os homens, no Velódromo Luis Puig. Núbia competiu pelo FC Barcelona. Patricia Martin (Playas de Castellon) foi a segunda colocada (13,36 m) e Andrea Sanchez (Pamplona) a terceira (12,46 m).

A mineira de Lagoa da Prata decidiu começar o ano pelas competições indoor, em busca de regularidade, depois de um longo tempo parada para se recuperar de uma tendinite em 2019. Núbia, que vive em Guadalajara e treina com o cubano Ivan Pedroso, que foi campeão olímpico como atleta (Sydney-2000), chegou a passar meses no Brasil fazendo fisioterapia e perdeu o Pan-Americano de Lima, no Peru, e o Mundial de Doha, no Catar. “Esse problema no Tendão de Aquiles me deu um trabalhão. Eu tratei a tendinite praticamente o ano todo”, disse Núbia.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A saltadora, aliviada por competir sem dor, está em busca de ritmo de competição por bons resultados na temporada olímpica (o índice para o salto triplo é de 14,32 m). Esta foi a sua segunda competição no inverno europeu. Em 20 de janeiro, também pela Copa da Real Federação Espanhola de Atletismo, em Madrid, saltou 13,57 m.

Sua melhor marca pessoal ao ar livre é de 17 julho de 2018 – 14,69 m, feita em Sotteville-lès-Rouen, na França – recorde brasileiro. E sua melhor marca indoor é de 3/3/2018, em Birmingham, Grã-Bretanha, quando saltou 14,00 m. Em 2019 saltou pouco e tem como marca líder do Ranking Brasileiro um salto de 14,23 m, em Huelva, Espanha (20/6/2019).

Mais em Atletismo