Siga o OTD

Atletismo

Seleção Brasileira viaja para disputa do Sul-Americano Indoor

A equipe terá 15 atletas na competição, que será realizada no fim de semana na Bolívia. O evento é preparatório para o Campeonato Mundial

Geisa Arcanjo Sul-Americano Indoor de atletismo - Jogos Olímpicos de Töquio 2020 - arremesso de peso
(Foto: Wagner Carmo/CBAt)

A Seleção Brasileira de Atletismo embarca nesta quinta-feira (30) para Cochabamba, na Bolívia, onde disputará no sábado (1) e domingo (2) a primeira edição do Campeonato Sul-Americano Indoor. A competição serve de preparação o Mundial em Pista Coberta, confirmado por enquanto para Nanjing, na China, de 13 a 15 de março.

A delegação brasileira terá 15 atletas – oito homens e sete mulheres – no torneio. Eles foram convocados para a primeira competição internacional do ano pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por terem índice para o Mundial e pela colocação no Ranking Sul-Americano Outdoor de 2019.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A Comissão Técnica é formada pelo treinador-chefe Evandro Lazari (SP) e por José Antônio Rabaça (SP), Neilton Moura (SP), Tania Moura (SP) e Renan Valdiero (RJ). Estão no grupo o médico Mauro Antônio Moreira, o fisioterapeuta Vitor Stefanini e o chefe da delegação Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente do Conselho de Administração da CBAt.

Neilton Moura lembra que a pista no Sul-Americano Indoor tem 200 m e apresenta como maior dificuldade a inclinação. “É difícil para os atletas menos experientes neste tipo de competição manter-se na raia. Por isso, muitos não gostam de participar desses eventos”, comentou.

O treinador lembra que as provas de salto em distância, salto triplo, salto com vara e arremesso do peso têm padrões semelhantes as disputadas no estádio ao ar livre, como o trecho de corrida, com a única diferença de não ter a medida de vento, porque o ambiente é fechado.

O Sul-Americano Indoor será realizado no Estádio Atlético do Governo Autônomo Municipal de Cochabamba (GAMC), que conta com pista ao ar livre e pista coberta, ambas com certificação Classe 1 da World Athletics, ex-IAAF.

Os organizadores do evento receberam inscrição de atletas de 10 países: Bolívia, Brasil, Panamá, Venezuela, Argentina, Suriname, Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. A confirmação dos participantes ocorrerá no Congresso Técnico marcado para sexta-feira (31/1), a partir das 18 horas (19 horas de Brasília), no Centro de Formação e Treinamento Esportivo de Cochabamba.

Os 15 brasileiros no Sul-Americano Indoor são:

Masculino
Gabriel Constantino (Pinheiros-SP) – 60 m c/barreiras
Eduardo de Deus (Orcampi-SP) – 60 m c/barreiras
Anderson Henriques Freitas (Sogipa-RS) – 400 m
Fernando Carvalho Ferreira (Orcampi -SP) – altura
Thiago Júlio Alfano Moura (Orcampi-SP) – altura
Alexsandro Melo (Orcampi-SP) – triplo e distância
Willian Denilson Dourado (ARPA-SP) – peso
Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros-SP) – triplo

Feminino
Rosangela Santos (Pinheiros-SP) – 60 m
Tiffani Beatriz Marinho (Orcampi-SP) – 400 m
Geisa Coutinho (Pinheiros-SP) – 400 m
Valdileia Martins (Orcampi-SP) – altura
Juliana de Menis Campos (Orcampi-SP) – vara
Eliane Martins (Pinheiros-SP) – distância
Geisa Arcanjo (Pinheiros-SP) – peso

Mais em Atletismo