Siga o OTD

Atletismo

Continental Tour é a novidade para a nova temporada

Competição terá 10 meetings durante o ano com distribuição de US$ 2 milhões em prêmios em dinheiro pontos no ranking

Continental Tour é a novidade em 2020 na temporada de atletismo
(divulgação)

A temporada 2020 do atletismo promete ser agitada. Isso porque, além das 14 etapas da Liga Diamante, a mais importante do planeta, a World Atlhetics (IAAF) aprovou a realização de um novo circuito de competições: o Continental Tour, com 10 provas e distribuirá US$ 2 milhões em prêmios.

O circuito será dividido em três níveis – ouro, prata e bronze -, cujo status será determinado pela qualidade da competição e pelo prêmio em dinheiro oferecido.

A Continental Tour começa em 10 de maio em Tóquio, no mesmo estádio em que será disputado o torneio de atletismo nos Jogos Olímpicos 2020. Todas as competições servirão para os atletas marcarem pontos no novo Ranking da entidade.

“Estamos iniciando nossa campanha para criar mais meetings de um dia de qualidade em todo o mundo com o novo Continental Tour, que dará aos atletas mais oportunidades de competir em todas as disciplinas, ganhar prêmios em dinheiro e pontos no Ranking Mundial”, disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe.

A entidade ainda anunciou Belgrado, na Sérvia, como sede do Mundial Indoor de Atletismo de 2022. Já o Mundial em estádio aberto será disputado de 19 a 27 de agosto de 2023, em Budapeste, na Hungria. A cidade chinesa de Yangzhou, por sua vez, foi confirmada como sede do Campeonato Mundial de Meia Maratona de 2022.

Antes disso, em 2020, está marcado o Campeonato Mundial Indoor para Nanjing, na China, em março. O Mundial em estádio aberto será em Eugene, nos Estados Unidos, em 2021.

+ CBAt divulga calendário com foco em Tóquio

Como parte das amplas reformas adotadas pelo Congresso da IAAF no final de 2016, foram definidas metas mínimas de gênero à sua constituição para estabelecer paridade em todos os níveis na governança do esporte. A atleta colombiana radicada no Chile Ximena Restrepo foi eleita vice-presidente da entidade. Pelo novo estatuto, a participação feminina deve aumentar na próxima eleição.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Continental Tour de atletismo

10 de maio – Tóquio (JPN)
13 de maio – Nanjing (CHN)
22 de maio – Ostrava (CZE)
1 de junho – Hengelo (NED)
9 de junho – Turku (FIN)
13 de junho – Kingston (JAM)
7 de julho – Szekesfehervar (HUN)
6 de setembro – Silesia (POL)
}15 de setembro – Zagreb (CRO)

*10º evento ainda será confirmado

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo