Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Thalita Simplício e Daniel Martins são ouro no Mundial Paralímpico

Thalita fez o melhor tempo da carreira e Daniel conquistou o tricampeonato. Outros nove brasileiros competiram neste domingo e avançaram às finais.

Daniel Martins - Mundial Paralímpico
(Divulgação/CPB)

O Brasil segue brilhando no Mundial de Atletismo Paralímpico. Neste domingo, no Dubai Club for People of Determination, Thalita Simplício e Daniel Martins garantiram mais dois ouros para a torcida brasileira, além de outro nove atletas do país, que se classificaram para finais.

A primeira brasileira a subir no pódio foi Thalita Simplício, que venceu a prova dos 400m T11, com o tempo de 56s85, o melhor da carreira. Ela superou a chinesa Cuiqing Liu, com 58s19, a tailandesa Suneeporn Tanomwong, com 1:00.69, e a compatriota Jhulia Karol, com 1:00.72.

Logo na sequência, foi a vez de Daniel Martins conquistar a medalha de ouro e o tricampeonato na prova dos 100m T20. Com a marca de 47s62, ele venceu e ainda bateu o recorde da competição, que era dele mesmo (47s66), tempo alcançado em 2017. Vale lembrar que o recorde mundial é de 46s86 e também pertence a Daniel.

Nos 100m T13 feminino, Rayane Soares fez o tempo de 12s33 na classificatória e conseguiu avançar para a final com terceiro melhor tempo. Na decisão, porém, ela piorou a marca, fez 12s54 e terminou na quarta colocação.

Nos 400m T47, Fernanda Yara terminou no sexto lugar, marcando o tempo de 1:00.17.

Brasileiros classificados para finais

Petrúcio Ferreira, do atletismo paralímpico
(CPB/arquivo)

Nos 100m T47 masculino, o Brasil dominou. Na primeira bateria, Washington Junior liderou a prova com o tempo de 10s76. Na segunda, foi a vez da estrela Petrúcio Ferreira, que repetiu o feito do compatriota e fez o primeiro tempo de sua bateria com a marca de 10s78. E na quarta e última disputa, Yohansson Nascimento fez o mesmo e liderou sua prova com o tempo de 10s92.

Com o resultado, os três avançam para a semifinal nas três primeiras colocações gerais. As provas acontecem nesta terça-feira.

Mais cedo, outros brasileiros se classificaram para finais. Nos 100m T12 masculino, Fabrício Ferreira, Joeferson Marinho e Kesley Josué marcaram os terceiro, quarto e quinto tempos, respectivamente, e avançaram para a semifinal, que acontece nesta segunda-feira.

Nos 400m T11 masculino, Daniel Mendes e Felipe Gomes ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, e se classificaram para a grande final, que será realizada nesta segunda-feira.

Na prova dos 100m T12 feminino, Viviane Ferreira fez 12s22, o melhor tempo da sua bateria e o terceiro na classificação geral, avançando para a decisão desta segunda-feira. Na mesma disputa, Gabriela Mendonça não marcou tempo e foi eliminada. Viviane encara ainda as eliminatórias dos 200m da classe T12 também na segunda-feira.

Mais em Paralimpíada Todo Dia