Siga o OTD

Atletismo

COI muda provas de rua dos Jogos e governo de Tóquio desaprova

arquivo

O Comitê Olímpico Internacional decidiu fazer uma mudança nas corridas de rua para uma outra cidade devido ao calor de verão, a cidade escolhida foi Sapporo, no entanto a cidade fica em torno de 800km ao norte de distância da capital japonesa.

+ Saiba todas as notícias de apostas, prognosticos e melhores palpites aqui!

O calor forte de Tóquio no verão já vinha preocupando o COI, no final de julho foram registradas 57 mortes por conta das altas temperaturas registradas na cidade. No último verão o recorde registrado foi de 41,1ºC.

Falta pouco menos de um ano para que as Olimpíadas de Tóquio tenham início no Japão, porém os jogos de 2020 já tem algumas questões levantadas que estão levantando alguns questionamentos e levando a decisões que muitos irão concordar e muitos não. Sendo o tema mais debatido no momento as altas temperaturas para o desempenho, saúde e conforto dos atletas de alto nível e dos torcedores que estarão competindo ou assistindo as disputas.

Por esse motivo o comitê olímpico internacional decidiu mudar a maratona e a marcha atlética para Sapporo. Em posicionamento a decisão do COI a governadora de Tóquio, Yuriko Koike se mostrou contra a alteração e informou que quer que as provas aconteçam na cidade. A governadora ainda afirmou que que comitê tomou a decisão sem nenhuma consulta prévia as autoridades japonesas envolvidas no evento, ainda ressaltou que a organização vem apresentando progressos em relação ao trabalho em conjunto, nas construções das arenas para as competições, nas medidas contra o calor e na redução de gastos.

Em entrevista Yuriko afirmou que a decisão foi um grande choque tanto para as autoridades quanto para a sociedade japonesa. Disse ainda que a decisão foi tomada sem nenhum tipo de consulta ao governo metropolitano de Tóquio até o ultimo momento. A governadora ressaltou que o trajeto tanto para a marcha atlética quando para a maratona foi aprovado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e que tempo e dinheiro foram investidos em medidas para redução dos efeitos do calor durante os eventos, entre elas calçadas apropriadas para diminuição da temperatura e alterando os horários de vários eventos.

Tentando evitar um desconforme ainda maior, Jhon Coates, presidente da Comissão de Avaliação, disse que a decisão realmente foi rápida, mas que não deverá voltar atrás. “Esta foi uma decisão tomada de forma veloz. Foi uma decisão tomada como consequência do que vimos em Doha”, afirmou o dirigente, ex-vice-presidente do COI.

A temperatura média registrada em Tóquio é de 34ºC enquanto, Sapporo, a cidade que receberá as competições de rua, costuma registrar médias de cinco a seis graus a menos que a capital. Mesmo após a mudança, corridas de cinco mil metros ou mais serão disputadas a noite, e os jogos marcados para as sessões matutinas deverão terminar até às 12h; as provas de mountain bike deverão começar às 15h.

Lembramos que no campeonato mundial de atletismo, que ocorreu em Doha, no Catar, a maratona foi disputada durante a madrugada do horário local. Essa foi uma solução para amenizar o calor, porém não foi bem vista nem pelos atletas, nem pelo público em geral. Algumas federações chegaram a pedir que a prova não fosse realizada.

Mais em Atletismo