Siga o OTD

Atletismo

Lissandra Campos brilha no primeiro dia do Brasileiro Sub-18

Atleta mato-grossense Lissandra Campos quebrou duas vezes o recorde do Brasileiro Sub-18 no salto em distância, com 6,19 m e 6,20 m na qualificação e na final, respectivamente, ficando a apenas 1 cm do recorde sul-americano da categoria

Lissandra Campos brilha no primeiro dia do Brasileiro Sub-18 de Atletismo
Fernanda Davoglio/CBAt

A mato-grossense Lissandra Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT) foi o destaque do primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, que começou nesta sexta-feira (18/10) e prossegue até domingo (20/10), no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre (RS).

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A atleta Lissandra Campos quebrou duas vezes o recorde do salto em distância do Campeonato. O anterior era de Kaiuza Moreira Venâncio, com 6,07 m, desde 2002. Primeiro na qualificação, com 6,19 m (0.6) e depois na final, com 6,20 m (1.8). Ela alcançou a 13ª colocação do Ranking Mundial da categoria e ficou a um centímetro do recorde sul-americano.

Aos 17 anos, Lissandra Campos mostrou-se muito feliz. “Nos meus treinos, vi que estava pronta para fazer um saltão”, disse Lissandra, que treina com Maria Aparecida de Lima, ex-campeã brasileira do triplo, em Cuiabá. “Agradeço a todos pelo apoio e incentivo.”

Vivian Maria Barbosa da Silva (Instituto Metahum), com 5,46 m (0.4), ficou em segundo lugar, à frente de Ingara Cristina da Silva (Orcampi-SP), com 5,44 m (0.0), medalha de bronze.

Nos 100 m, Renan Correa de Lima Gallina (AA Maringá-PR) e Alana Amorim (Acarisul-SC) foram os campeões, provas disputadas na tarde desta sexta-feira. Renan, de apenas 15 anos, comemorou muito a vitória, com 10.67 (1.1). No Brasileiro Caixa Sub-16, disputado em setembro, em Fortaleza, ele foi ganhador dos 75 m e do salto em altura. “Meu foco é o altura, mas gosto muito da velocidade também. Treino um pouco de cada coisa”, comentou.

No feminino, Alana também surpreendeu. “Fiz o melhor e estou contente por ter conseguido a melhor marca pessoal”, disse referindo-se aos 12.23 (1.4). Aliás, os três primeiros colocados no masculino e no feminino conseguiram recordes pessoais. Robson Aguiar (Sport Club do Recife-PE) ficou em segundo lugar, com 10.67, seguido de Igor Oliveira (Potiguar de Atletismo-RN), com 10.85. Já Leticia Oliveira (Centro Olímpico-SP) levou a medalha de prata, com 12.35, seguida de Suellen Vitoria Silva de Sant’Anna (AEFV-RJ), também com 12.35.

No lançamento do dardo, Stefany Beatriz Navarro da Silva (ASEMPAR/Paranavaí-PR), confirmou seu favoritismo e venceu com 42,37 m. Jordania Rodrigues Pimenta Silva (Clã-Delfos) ficou em segundo lugar, com 39,11 m, seguida de Kailane Cristine Zanatta (CAC-SC), com 37,77 m.

Nos 1.500 m feminino, Dhenifer Fernandes Vaz (FECAM-PR) garantiu a vitória nos últimos 400 m. Ela obteve o tempo de 4:58.40. Francielly da Silva Marcondes (Barra do Garças-MT) ficou em segundo lugar, com 5:00.05, seguida de Larissa da Silva Lúcio (ASA São Ludgero-SC), com 5:01.26.

Nos 1.500 m masculino, vitória de Victor Hugo Alves Santos (AAARP-SP), com 4:00.55, melhor resultado da carreira. Lucas Pinho Leite (Barra dos Garças-MT), líder do Ranking Brasileiro, terminou em segundo, com 4:00.58, seguido de Natan dos Anjos Nepomuceno (GE Alta Velocidade-SP), com 4:01.22.

No arremesso do peso masculino, João Marcelo Silva de Souza (APADA-PB) foi o campeão, com 17,60 m, melhor marca da carreira. Arthur Leandro de Sousa (Instituto Foz-PR), com 16,67 m, ficou em segundo lugar. Matheus Aparecido de Carvalho terminou em terceiro, com 16,62 m.

No lançamento do martelo, Larissa Vitória Leandro Fraga (Sogipa-RS) garantiu a medalha de ouro na última tentativa, com 53,20 m. “Fui, vamos dizer, pro tudo ou nada e deu certo”, contou a bicampeã brasileira da categoria. Ana Clara Beatriz da Silva (Barra Bonita-SP) terminou com a prata, com 52,77 m, seguida de Camila Irene Abílio Barbosa (AABB-Cascavel-PR), com 51,09 m.

Os líderes do decatlo, após cinco provas, são: Eliel Abner Stunff (APA-SP), com 3.335 pontos. José Darlan Souza de Lima (Sport Club Recife (PE) está em segundo, com 3.216, seguido de
Matheus Donadoni Pires (APA-SP), com 3.186 pontos.

No heptatlo, depois de quatro provas, a competição tem Giovana Corradi (Centro Olímpico-SP), como líder, com 2.965 pontos, seguida Ana Luísa Couto Soares Ferraz (APCEF/MG), com 2.850, e de Stefany Beatriz Navarro da Silva (ASEMPAR/Paranavaí-PR), com 2.770.

Na contagem de pontos, a Sogipa ocupa a primeira colocação, com 21 pontos. O Instituto Vicente Lenílson está em segundo com 18, e a ASEMPAR/Paranavaí, em terceiro, com 17.

Os fãs do atletismo podem assistir a todas as provas da competição ao vivo pelo Canal Atletismo da TV NSports em sua plataforma de streaming. Nesta mesma plataforma ficarão todos os vídeos do evento. Para ter acesso às imagens, é entrar no site: https://canalatletismo.tvnsports.com.br ou baixar o app da TV NSports, para Android e IOS.

Outra opção é acompanhar o Brasileiro diretamente no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, que fica na Rua Barão de Cotegipe, 400 – Bairro São João. A entrada para o público é gratuita.

No ano passado, no Estádio de Atletismo do CIEF Santos Dumont, no Recife (PE), o SESI-SP foi o campeão na classificação geral, com 112 pontos. A Orcampi ficou em segundo lugar, com 106, seguida do Centro Olímpico (104), Águias Guariba (96) e FECAM (74 pontos).

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18, que conta a participação de 704 atletas de 121 clubes, números atualizados após a realização do Congresso Técnico da competição, é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), com apoio da Sogipa e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Mais em Atletismo