Siga o OTD

Atletismo

Brasil consegue vaga em três finais no Mundial de Doha

Alison Brandom e Thiago Braz foram os destaques do Brasil no Mundial. Hoje ainda tem Elianay Pereira na marcha atlética

Thiago Braz, do salto com vara
Thiago Braz foi o segundo melhor do dia no salto com vara (Wagner Carmo/CBAt)

O Brasil conquistou classificação para três finais do Mundial de atletismo de Doha neste sábado (28), segundo dia de disputas no Catar. Alison Brandom, no 400 metros com barreiras, Thiago Braz e Augusto Dutra, no salto com vara, e o time do revezamento 4×400 misto vão para a disputa de medalha.

Também neste sábado, Elianay Pereira competiu na marcha atlética feminina e fechou com o 16º lugar, finalizando a prova em 5h11min26. Paulo André, nos 100 metros rasos masculino, e Vitória Cristina e Rosângela Santos, nos 100 metros rasos feminino, não avançaram.

Alison Brandom foi o grande nome do dia, ao conquistar uma vaga para a final dos 400m com barreiras. Ele venceu a primeira bateria semifinal fazendo 48s35, seu melhor tempo na carreira e novo recorde sul-americano. Foi, ainda, o segundo melhor tempo das semifinais atrás apenas dos 48s28 do norueguês Karsten Warholm, campeão mundial da prova em 2017 e líder do ranking mundial há 28 semanas. A final será às 16h40 (Brasília) de segunda (30).

Alison Brandom, dos 400m com barreira

Alison Brandom, dos 400m com barreira (Wagner Carmo/CBAt)

Outro destaque foi no salto com vara. Thiago Braz, atual campeão olímpico, teve um dia quase impecável. Passou pelos 5m45, 5m60 e 5m70 logo no primeiro salto e, pelos 5m75, no segundo. Foi o segundo melhor desempenho do dia na modalidade, garantido ao brasileiro sua primeira final em mundiais. Augusto Dutra chegou até os 5m70 e ficou com o 10º melhor posto. Os doze melhores passaram e a disputa por medalhas será na terça (1º), às 14h05.

No revezamento 4×400 metros rasos misto o time formado por Anderson Freitas, Tiffani Marinho, Geisa Coutinho e Lucas Carvalho, nesta ordem, conquistou a vaga. A equipe passou em segundo lugar na segunda semifinal com 3min16s12, recorde continental. Apenas os dois primeiros de cada bateria passaram direto para a final, marcada para às 16h35 de domingo (29).

Brasil nos 100m rasos no Mundial de Atletismo

Paulo André também disputou semifinal, dos 100 metros rasos, mas não conseguiu passar para a final. Fechou a primeira bateria em quarto lugar, só os dois passavam, com 10s14, insuficiente para a classificação por tempo.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

As mulheres abriram o dia para o Brasil no Mundial de Atletismo de Doha. Vitória Cristina e Rosângela Santos disputaram, respectivamente, a quinta e a sexta baterias eliminatórias dos 100 metros rasos e nenhuma conseguiu avançar. Rosângela chegou perto. Marcou 11s32 e ficou apenas um centésimo acima do último tempo que passou para a semifinal. Vitória Cristina marcou 11s41.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo