Siga o OTD

Atletismo

Brasileiro Sub-16 tem dia de recordes e de ouros duplos

O paranaense Renan de Lima Gallina, que venceu os 75 m de manhã voltou à pista do Estádio da UNIFOR para ganhar o salto em altura, com melhor marca do país na categoria, e o potiguar Gabriel dos Santos ganhou seu 2º ouro com recorde, dessa vez nos 1.000 m

Dudu Ruiz/CBAt

O paranaense Renan de Lima Gallina, de 15 anos, foi destaque das disputas do Campeonato Brasileiro Sub-16, neste sábado (21), na pista do Estádio da UNIFOR, em Fortaleza, Ceará, ao vencer os 75 m pela manhã (8.40, -2.0 m/s), e voltar à tarde para ganhar ouro no salto em altura, com 1,99 m, novo recorde brasileiro da categoria. Outro destaque da rodada foi o potiguar Gabriel Porfírio dos Santos, que ficou com a medalha de ouro nos 1.000 m (2:31.21), com novo recorde brasileiro.

No salto em altura, o título foi definido após um duelo entre Renan de Lima Gallina, da AA Maringá-PR, e Eron Maciel de Araújo, da APA-SP. Os dois saltaram 1,93 m, igualando o recorde do campeonato, na segunda tentativa. O sarrafo foi elevado a 1,96 m. Eron Maciel de Araújo ultrapassou a marca e igualou o recorde brasileiro de Jeremias Daniel (17/11/2012) e de Thiago Julio Café de Souza (18/12/2014). Em seguida, Renan também venceu a altura, na terceira tentativa, e a prova passou a ter quatro recordistas brasileiros.

A emoção foi ainda maior quando ambos desafiaram a altura de 1,99 m. Renan ultrapassou  para se tornar o recordista brasileiro sub-16 do salto em altura e levar o ouro. Eron Maciel ficou com a prata, em 1,96 m, e Vitor Lazarin, de Barra Bonita-SP, também campeão do pentatlo, com o bronze, em 1,87 m.

Renan, de 15 anos, treina na pista do Estádio Regional Willie Davids, de futebol, em Maringá e estuda no Colégio Marista, no 1º ano do ensino médio. Disse que é apaixonado pelo salto em altura, mas ainda não sabe qual é a sua prova. “Gosto mais do salto, mas gosto de correr também. São tantas opções que ainda nem sei direito qual será a minha prova no futuro”, disse o atleta, que é fã do velocista Usain Bolt e do saltador brasileiro Josué de Lima.

O outro recorde brasileiro do programa da tarde deste sábado veio com Gabriel Porfírio dos Santos, nos 1.000 m com obstáculos. Gabriel, do CBFEA-RN, completou os 1.000 m com 2:31.21. A marca anterior (2:31.92) pertencia a Weverton Fidelis desde 13/11/2011. Foi o segundo ouro e recorde do atleta de Baia Formosa-RN, que já havia vencido os 1.000 m com obstáculos. Nos 1.000 m feminino Gabriela de Freitas Tardivo, do IPEC-PR, também ganhou o seu segundo ouro, com 2:59.03, depois de vencer os 1.000 m com obstáculos no primeiro dia de disputas do Brasileiro.

Nos 3.000 m marcha atlética Gabrielly Cristina dos Santos, PM Colombo-PR, atual recordista brasileira da prova (15:00.32), ganhou a medalha de ouro com 15:16.38, novo recorde do campeonato em seu último ano como sub-16. “Ela treinou muito bem nos últimos tempos, com foco bem específico para a distância da categoria”, disse o treinador Sidmar Gielow, que considera o Brasileiro Sub-16 “formidável” por ser o primeiro contato esportivo e competitivo com o alto rendimento para atletas de 13 a 15 anos. “Faz com que aprendam a competir. É a inserção deles no atletismo. E claro que essa categoria já começa a evidenciar os talentos que, possivelmente, serão os integrantes do alto rendimento do Brasil lá na frente.”

Todos os resultados podem ser consultados no site da competição.

Neste domingo (22/9), o programa de provas terá início às 8 horas. O Brasileiro Caixa Sub-16 termina às 16 horas com a disputa do revezamento 4×75 m masculino no Estádio de Atletismo da UNIFOR, localizado na Avenida Washington Soares, 1.321, em Edson Queiroz, Fortaleza. A competição também será transmitida ao vivo pelo Canal Atletismo da TV NSports.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Atletismo