Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil reina com 17 pódios, 8 ouros e 7 recordes no atletismo

Brasil brilha no domingo de atletismo em Lima com 17 medalhas, oito ouros e sete recordes dos Jogos Parapan-americanos

Petrúcio Ferreira, do atletismo paralímpico

Teve medalha de ouro de todos os jeitos para o Brasil neste domingo de atletismo nos Jogos Parapan-americanos. Teve favorito na teoria se confirmando na prática. Teve gente que não se contentou em subir no pódio, mas também bateu recorde. Houve atleta que teve sucesso mesmo em prova que não é sua especialidade. E também quem ganhou, mas não saiu do Estádio Atlético, em Lima, no Peru, feliz com o desempenho. Com todos esses tipos de campeões, o país levou oito ouros, cinco pratas e quatro bronzes, além de ter quebrado sete recordes do Parapan na capital peruana.

Adaptação e superação!

Especialista nos 100m rasos, prova da qual é recordista mundial, Petrúcio Ferreira gostou de se arriscar nos 400m rasos depois da medalha de prata na Paralimpíada do Rio. Para isso, mudou a forma de treinar e aumentou a carga de exercícios. O resultado do esforço foi a medalha de ouro tranquila conquistada neste domingo em Lima. O paraibano venceu a prova na classe T47 com mais de um segundo de vantagem em relação ao segundo colocado.

Favoritíssimo!

Atual campeão paralímpico e mundial, Alessandro Rodrigo da Silva era disparado o favorito para a conquista da medalha de ouro no lançamento de disco masculino F11. A “obrigação” de vencer não pesou para o brasileiro, que chegou lá com muita tranquilidade. Ele lançou o disco a 45m34, praticamente 50% a mais do que o segundo colocado, o argentino Antonio Alexis Ortiz, que fez 30m97.

Recordes

Na vitória no lançamento de disco F11, Alessandro Rodrigo bateu o recorde dos Jogos Pan-Americanos da prova, mas não como Caio Vinícius da Silva. O atleta de Limeira, interior de São Paulo, quebrou a marca da competição quatro vezes em seis tentativas no arremesso de peso F12. E olha que ele estava voltando de lesão e agora promete ir atrás do recorde mundial.

Alessandro Rodrigo da Silva e Caio Vinícius, no entanto, não foram os únicos brasileiros a vencerem suas provas com recorde dos Jogos Parapan-americanos. Gabriela Mendonça, que fez dobradinha com Clelia Vitória Rodrigues na prova dos salto em distância T11/T12, ficou feliz da vida quando soube, pela reportagem do Olimpíada Todo Dia, que tinha quebrado a marca.

Quem também ficou eufórico com o resultado obtido em Lima foi Vitor Jesus, que venceu os 400m masculino T37 também com direito a recorde dos Jogos Parapan-americanos.

Teve dobradinha do Brasil também no lançamento de dardo F55. Wallace Oliveira fez 27m42 e liderava a competição até que Sandro Varelo entrou em ação para não só ficar com a medalha de ouro, mas também para bater o recorde dos Jogos Parapan-americanos.

Insatisfeito!

Mas nem todos ficaram satisfeitos! Mauro Evaristo de Sousa também bateu o recorde dos Jogos Parapan-americanos, venceu o lançamento de dardo F63, mas não saiu do Estádio Atlético muito contente  com o resultado obtido.

Para terminar

O espetacular domingo do Brasil no atletismo dos Jogos Parapan-americanos foi fechado em grande estilo por Edson Cavalcante. O brasileiro levou a medalha de ouro nos 100m T38, baixando em dois centésimos o recorde dos Jogos Parapan-americanos, que era dele mesmo desde Guadalajara 2011.

 

Todas as medalhas deste domingo

OURO (8)

Alessandro Rodrigo da Silva – Lançamento de disco masculino F11

Vitor Antonio de Jesus – 400m masculino T37

Gabriela Mendonça – Salto em distância T11/T12

Caio Vinícius da Silva – Arremesso de peso F12

Sandro Varelo – Lançamento de dardo F55

Petrúcio Ferreira – 400m masculino T47

Mauro Evaristo de Sousa – Lançamento de dardo F63

PRATA (4)

Táscitha Oliveira Cruz – 200m feminino T36

Clelia Vitória Rodrigues – T11/T12

Wallace de Oliveira – Lançamento de dardo F55

Rayane Soares da Silva – 100m feminino T13

Yagonny Reis – 1500m masculino T46 (Brasileiro tinha sido desclassificado, mas CPB recorreu e ele teve a medalha devolvida pela organização)

BRONZE (4)

Davi Wilker de Souza – 400m masculino T13

Tuany Priscila Barbosa – Lançamento de disco feminino F57

Marivana Oliveira – arremesso de peso F35/36/37

Fernanda Yara – 200m feminino T47

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paralimpíada Todo Dia