Siga o OTD

Atletismo

Todos os medalhistas do Pan competem no Troféu Brasil

São 18 atletas que subiram ao pódio em Lima e levaram o Brasil para o segundo lugar no quadro de medalhas na modalidade

Darlan Romani (Wagner Carmo/CBAt)

Os 18 atletas que voltaram com medalhas dos Jogos Pan-Americanos de Lima entre o final de julho e o início de agosto estão inscritos no Troféu Brasil de Atletismo. A maior competição de clubes da América Latina será disputada de 29 de agosto a 1º de setembro no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo.

No total, o Brasil ganhou 16 medalhas (8 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze) em Lima alcançando a segunda colocação no quadro geral atrás somente dos Estados Unidos, com 33 (7, 14 e 12). Na sequência ficaram Jamaica com 17 (6, 5 e 6) e Canadá com 15 (5, 6 e 4).

A participação mostrou a força da equipe e dos principais atletas do País. Os oito ganhadores de medalha de ouro foram Darlan Romani (Pinheiros), no arremesso do peso, Alison dos Santos (Pinheiros), nos 400 m com barreiras, Ederson Pereira (Pinheiros), nos 10.000 m, Altobeli Santos da Silva (Pinheiros), nos 3.000 m com obstáculos.

Os outros oito com medalhas de ouro fizeram parte dos revezamentos campeões do 4×100 m: Rodrigo Nascimento (Orcampi Unimed), Jorge Vides, Derick Souza, Paulo André e Camilo de Oliveira (os três do Pinheiros), Andressa Moreira Fidelis (IEMA), Vitória Rosa (Pinheiros), Lorraine Martins (CT-Deo) e Rosangela Santos (Pinheiros).

Paulo André ainda ganhou prata nos 100 m, Vitória Rosa foi prata nos 200 m e bronze nos 100 m, e Altobeli levou a prata nos 5.000 m. Ficaram com prata também Caio Bonfim (CASO), nos 20 km marcha atlética, Andressa Oliveira de Moraes (Pinheiros), no lançamento do disco, e Augusto Dutra (Pinheiros), no salto com vara.

Também ganharam medalhas de bronze Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed), no 20 km marcha atlética, Fernanda Borges (IEMA), no lançamento do disco, e Eduardo de Deus (Orcampi Unimed) nos 110 m com barreiras.

Troféu Brasil de Atletismo: 740 atletas de 125 clubes

No total a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 740 atletas, representando 125 clubes, de 18 Estados e do Distrito Federal.

O Troféu Brasil volta a ser disputado este ano em quatro dias, o salto com vara feminino terá finais A e B e a grande maioria das provas será realizada no período da tarde e da noite. As mudanças foram feitas pelo Conselho Técnico da CBAt, visando resultados melhores dos atletas.

As provas de 20 km marcha atlética feminina e masculina serão as únicas disputadas fora do estádio, em circuito de rua, a partir das 8h do dia 31. Serão na Avenida Alpheu Grimello, com largada e chegada próximas ao número 700, ao lado do Lago do Taboão.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo