Siga o OTD

Pan 2019

Bomfim e Viviane fecham em quarto a marcha atlética 50km

Elianay Silva, a outra representante do país, fechou em quinto a prova que encerrou as competições de atletismo em Lima

Caio Bonfim na marcha atlética dos Jogos Pan-Americanos
Alexandre Loureiro/COB

No último dia de competições nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, o atletismo reservou as provas de 50 km em marcha atlética no masculino e no feminino, disputadas no Parque Kennedy. Caio Bonfim ficou em quarto lugar, com 3h57m54, na prova masculina.

“Termino em quarto muito feliz, como atleta de alto rendimento sei o que é enfrentar subidas e descidas. Briguei pela medalha, mas terminei em quarto. Os 50 km é a prova mais longa do atletismo. Treinei muito para os 20 km, onde conquistei a prata. Sou treinado pelos meus pais e aprendi logo cedo que nas Américas não existe time B na marcha. Este é meu primeiro Dia dos Pais, mas dedico a competição ao meu pai. Ele não esteve comigo no bronze no Mundial de Londres 2017, porque estava fazendo rádio por causa de câncer na próstata”, lembrou. “Ele me disse que os 50 km era um treino e que poderia parar, mas segui o lema do CASO (DF) ‘marchar, marchar, marchar até morrer, atletas do CASO não podem parar’, lembrou Caio, pai de Miguel, de menos de 2 meses (Caio está fora de casa há mais de 1 mês e meio).

O pódio foi formado pelo equatoriano Claudio Paulino Villanueva, medalha de ouro, com 3h50m01, seguido do mexicano Horacio Nava, com 3h51min45, e do colombiano Diego Juan Pinzon, com 3h53min49.

No feminino, Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) também terminou na quarta colocação, com 4h22min46, novo recorde brasileiro. O anterior era dela mesmo, com 4h34min55, desde 20 de abril, no México. Elianay Santana Silva (CASO-DF), quinta colocada, também conseguiu o recorde pessoal, com 4h29min33.

Tanto Viviane quanto Elianay conseguiram índices para o Campeonato Mundial de Doha, no Catar (4h30min00), de 27 de setembro a 6 de outubro.

O pódio foi formado pela equatoriana Johana Ordoñez, com 4:11:12, pela guatemalteca Mirna Sucely Ortiz, com 4h15min21, e pela equatoriana Paolo Bibiana Perez, com 4h16min54.

“Muito feliz com o resultado. Bati o recorde brasileiro em 12 minutos e tudo foi excelente em Lima, principalmente a temperatura que ajudou. Agora é treinar mais duro ainda para o Mundial. Vou decidir se faço os 20 ou os 50 km”, completou a carioca, que fez sua preparação final na altitude de Paipa, na Colômbia.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019