Siga o OTD

Pan 2019

Expectativa do Atletismo é de cinco ouros em Lima

Andressa Morais (Wagner Carmo/CBAt)

O atletismo brasileiro está pronto para representar o País nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e a expectativa é de que o Brasil consiga conquistar cinco medalhas de ouro. Com isso, nós superaríamos a campanha de Toronto 2015, em que a equipe ganhou 13 medalhas (2 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze). “Temos de ser realistas”, comentou o treinador-chefe João Paulo Alves da Cunha.

A melhores campanhas do Brasil ocorreram em Guadalajara 2011, no México, quando o atletismo teve a melhor atuação da história com 23 pódios (10 de ouro, 6 de prata e 7 de bronze), e no Rio 2007, onde a equipe também conquistou 23 medalhas (9 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze).

A CBAt prefere não fazer prognósticos, a não ser tentar fazer a melhor campanha possível. “O Pan classifica atletas para o Campeonato Mundial de Doha e os caribenhos estão dando muito valor à competição, logo fica difícil”, lembrou o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho. A Confederação Brasileira (CBAt) indicou ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) apenas atletas com índices e com os melhores resultados no Ranking da região.

O Brasil tem uma equipe enxuta em Lima de 47 atletas no Pan, sendo 23 homens e 24 mulheres, depois do pedido de dispensa do decatleta Luiz Alberto de Araújo, por lesão.

Caio Bonfim, que participou de um Camping Internacional em Cuenca, no Equador, já está treinando na capital peruana. As provas dos 20 km serão disputadas no domingo (4/8), na região de Miraflores. Nesta quarta-feira (31/7), chegam na Vila Pan-Americana de Lima os marchadores Erica Rocha de Sena e Moacir Zimmermann, ambos dos 20 km.

As provas de pista e campo ocorrerão no Estádio de la Videna, a partir de terça-feira (6/8). O torneio termina no dia 11 de agosto, com as provas dos 50 km marcha atlética.

As maratonas já foram disputadas no dia 27/7, com destaque para os peruanos que venceram as provas masculina e feminina. Christhian Pacheco, do Peru, venceu com 2:10:41, enquanto Gladys Tejada, que completou os 42,195 km em 2:30:55, novo recorde do Pan-Americano, venceu no feminino.

Valdilene dos Santos Silva, do Brasil, terminou em sexto lugar, com 2:34:20, enquanto Andreia Aparecida Hessel ficou em oitavo, com 2:35:40. Já o brasileiro Wellington Bezerra da Silva terminou em 11º lugar, com 2:17:33.

O Brasil sempre é apontado como um dos destaques do atletismo do Pan-Americano, principalmente por atletas que brilham em competições internacionais. Entre estas atrações estão seguramente Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara, Darlan Romani, campeão da Copa Intercontinental do arremesso do peso, Andressa Morais, no lançamento do disco, os velocista Paulo André Camilo e Vitória Rosa, triplistas como Almir Junior e Alexsandro Melo, o Bolt, além dos marchadores Caio Bonfim e Erica Rocha de Sena, nos 20 km, e do barreirista Gabriel Constantino, entre outros.

Em 17 edições do evento, iniciado em Buenos Aires 1951, o Brasil soma 173 medalhas no atletismo (58 de ouro, 50 de prata e 65 de bronze).

Mais em Pan 2019