Siga o OTD

Pan 2019

Peru domina provas de maratona com ouro e recorde dos Jogos

Com direito a medalha de ouro e recorde dos Jogos Pan-Americanos, Gladys Tejeda venceu a prova feminina, enquanto Christian Pacheco ganhou a masculina. Melhor desempenho do Brasil foi de Valdileia Santos Silva, que terminou em sexto lugar entre as mulheres

Barba, cabelo e bigode. No primeiro dia oficial dos Jogos Pan-Americanos, o Peru fez a festa e venceu as duas provas da maratona. No feminino, a medalha de ouro foi para Gladys Tejeda, enquanto no masculino quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Christian Pacheco. O resultado empolgou a torcida que encheu as ruas do bairro de Miraflores, com direito a batucada e bandeiras do país espalhadas por todos os pontos do percurso.

A vitória teve um sabor especial para Gladys Tejeda. A peruana cruzou a linha de chegada em primeiro lugar em Toronto 2015 também, mas, dois meses depois da prova, perdeu a medalha de ouro porque foi suspensa por doping. O título ficou para a brasileira Adriana Silva, que era até hoje a atual bicampeã da prova.

Desta vez, Adriana Silva não esteve presente. Com problemas de lesão no primeiro semestre, não conseguiu se classificar. Quem representou o Brasil foram duas companheiras dela de Pinheiros, Valdilene Santos Silva e Adriana Hessel. As duas brigaram pelas primeiras colocações da prova e, juntas, chegaram a liderar especialmente nos primeiros quilômetros. Mas, a partir dos 21km, Gladys Tejeda tomou conta da maratona feminina, disparou na liderança e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, quebrando o recorde dos Jogos Pan-Americanos com o tempo de 2h30min55s.

A melhor brasileira foi Valdilene, que terminou em sexto lugar. Já Adriana Hessel ficou em oitavo. Além da peruana medalha de ouro, completaram o pódio Bethany Sachtleben, dos Estados Unidos, e Angie Rocio Orjuela, da Colômbia.

PROVA MASCULINA

A maratona masculina aconteceu de maneira semelhante à feminina, pelo menos no que diz respeito à participação brasileira. A exemplo de Valdilene e Adriana, Wellington Bezerra atacou desde o começo da prova e chegou a liderar por vários momentos. Os peruanos Christian Pacheco e Willy Canchanya disputavam com ele a primeira colocação.

Dos três, no entanto, só Christian Pacheco aguentou o ritmo, enquanto Canchanya quebrou e sequer conseguiu terminar os 42 quilômetros. Já o brasileiro bem que lutou, mas só conseguiu completar a maratona na décima colocação.

Pacheco, a exemplo de Tejeda, conquistou a medalha de ouro com direito a recorde dos Jogos Pan-Americanos com o tempo de 2h10min41s. Dois mexicanos completaram o pódio: José Luís Santana Marín ficou com a medalha de prata, enquanto Juan Joel Orozco terminou com o bronze.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Pan 2019