Siga o OTD

Pan 2019

Brasileiros na Maratona disputam o primeiro Pan da carreira

Valdilene dos Santos Silva - Andreia Aparecida Hessel - Maratona - Frankfurt

A primeira prova dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 será a tradicional Maratona. Três brasileiros estão inscritos: Valdilene dos Santos Silva, Andreia Aparecida Hessel (ambas do Pinheiros-SP) e Wellington Bezerra da Silva (APA-Petrolina-PE). Eles estão otimistas com a chance de bons resultados e acreditam na força do bom histórico do País na prova dos 42.195 m.

No feminino, por exemplo, o Brasil é bicampeão com Adriana Aparecida da Silva, vencedora de Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Com o tempo de 2:35:40, obtido no Canadá, Adriana é a recordista da prova nos Jogos.

Valdilene, de 27 anos, e Andreia, de 34, ambas paulistanas, têm as melhores marcas entre as oito atletas que obtiveram qualificação para o Pan. Valdilene tem 2:32:01, resultado alcançado em Frankfurt, na Alemanha, em outubro de 2018, enquanto Andreia correu 2:34:55 na Maratona de Nagoya, no Japão, em março de 2018.

As duas fundistas fizeram a preparação final no Camping Internacional de Treinamento de Fundo, realizado de 19 de junho a 22 de julho na altitude de 2.500 m de Paipa, na Colômbia. “O camping foi uma ótima preparação. Realizei ótimos treinos e sinto que estou pronta para disputar meu primeiro Pan. O objetivo é conquistar uma medalha, lutar pelo tri brasileiro”, disse Valdilene.

Andreia, estreante em Pans, admite o nervosismo. “Existe uma certa ansiedade por estar representando minha nação em uma prova tão importante e tradicional para nosso País. Vai ser o meu primeiro Pan e aí procuro me concentrar sempre nos treinos para que essa ansiedade não aumente e se torne um obstáculo.”

Já o pernambucano Wellington Bezerra, de 31 anos, fez sua preparação na pista municipal e por ruas de Santana do Parnaíba, onde mora na Grande São Paulo. Nascido em Tupanatinga, passou a representar a equipe de Petrolina, desde a extinção do time do Cruzeiro (MG).

Orientado pelo técnico Clovis Donizete Estevam, Wellington, conhecido como Cipó no meio atlético, obteve qualificação para o Pan ao correr a Maratona de Hamburgo, na Alemanha, em 2:13:34, em abril de 2019.

“Estou muito feliz por poder representar o Brasil no Pan-Americano. Comecei a correr em 2007, inspirado justamente na medalha de ouro ganha por Franck Caldeira na maratona do Pan do Rio. Meu sonho é representar bem o Brasil, subir ao pódio e fazer o que posso de melhor.”

“Será minha segunda maratona do ano e o meu primeiro Pan. Não acho difícil correr em cima do recorde dos Jogos Pan-Americanos, que é de 2:12:42. Sei das dificuldades e tudo vai depender do clima. Mas cada prova é uma prova e estou com boas expectativas. Todos vão correr pensando já no índice olímpico, de 2:11:30. Posso ganhar a primeira medalha dos Jogos e também a primeira para o esporte brasileiro”, comentou.

A maratona, segundo a organização, reunirá 36 atletas nas duas categorias. A largada do feminino será dada às 8:30 e a masculina às 9:30 locais (10:30 e 11:30 de Brasília). As largadas e chegadas ocorrerão no Parque Kennedy, em Miraflores, com percurso passando por San Isidro, Lince e Lima. A previsão é de 15 a 18 graus de temperatura no horário das provas

Mais em Pan 2019