Siga o OTD

Atletismo

CNDA de Bragança Paulista recebe 130 crianças de projeto

Alunos da Escola Municipal Dr. Francisco Murilo Pinto estiveram na pista para uma ação do programa, iniciativa de responsabilidade social, parceria entre Secretaria de Educação, CBAt, Instituto Sanderlei Parrela e Caixa

Atividade de vivência no esporte do programa Atletismo na Escola reuniu nesta quarta-feira (26/6), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) de Bragança Paulista 130 crianças e jovens, de 11 a 13 anos, do quinto ano da Escola Municipal Dr. Francisco Murilo Pinto, unidade da rede de ensino da cidade do interior paulista.

O Atletismo na Escola é um programa, iniciativa de responsabilidade social, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Instituto Sanderlei Parrela e a Caixa. Vai envolver cerca de 12 mil crianças e jovens de 24 escolas da rede municipal.

As visitas ao CNDA e a vivência com o atletismo são pontos do programa. Sob os cuidados do professor Rodrigo Dario, da CBAt, e do professor Renato Pereira, coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, os estudantes fizeram corridas – velocidade e velocidade com barreira -, arremesso do peso, salto em altura e salto em distância.

“Os treinamentos vão ocorrer em cinco escolas, cinco polos de desenvolvimento, mas a ideia é termos sempre uma escola aqui no CNDA para que os alunos tenham vivência com o atletismo”, afirmou Edemar Alves, coordenador do Atletismo na Escola pela CBAt.

“Assim como vocês superaram os obstáculos aqui, tentaram e não desistiram, mesmo achando que não daria para superar o sarrafo no salto em altura – e vocês conseguiram – vão superar nos estudos, na hora de uma prova que acham que não sabem nada, de uma dificuldade. É só ter empenho, se esforçar, estudar que tudo dá certo. O esporte também ensina disciplina e determinação”, disse o professor Rodrigo Dario.

É meta levar o esporte para as crianças nas aulas de Educação Física, com capacitação de 100% dos professores (MiniAtletismo e curso continuado) e inserção na grade curricular de Educação Física das escolas da rede municipal de Bragança Paulista.

Ainda estão contempladas a realização de competições (seletivas por escolas e um festival final) que vão movimentar as escolas.

Parte importante, o treinamento vem sendo desenvolvido em cinco polos de atletismo, escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade, envolvendo 125 crianças, uma equipe de gestores e professores. As Escolas Municipais que têm os polos de treinamento são Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria, com aulas de atletismo duas vezes por semana.

Mais em Atletismo