Siga o OTD

Atletismo

Em vídeos, CBAt engrossa coro pelo orgulho LGBT

#Atletismosempreconceito produz vídeos com depoimentos de atletas. O primeiro, com Geise Arcanjo, já está no ar

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lançou nesta quinta-feira (20) o primeiro de cinco vídeos que engrossam o coro pelo orgulho LGBT. Todos trazem depoimentos de atletas e o primeiro deles, protagonizado por Geise Arcanjo, já está no ar na página da entidade no facebook.

“O atletismo sempre foi o esporte mais democrático. Você pode ser alto ou baixo, criança, jovem ou idoso, homem ou mulher, branco ou negro, hétero ou LGBT. O atletismo é pra você, é feito por todos e para todos. Todo o brasileiro vive o atletismo no seu dia a dia e agora chegou a hora de viver o atletismo sem preconceito”, diz o post da CBAt.

Geise Arcanjo no Rio 2016. Brasileira tem duas finais olímpicas

A entidade mudou também as fotos de sua página oficial na rede para marcar a campanha, acompanhada das hashtags #atletismosempreconceito, #mêsdoorgulholgbt e #todobrasileirovive.

Abaixo, a íntegra do depoimento da especialista nas provas de arremesso de peso e lançamento de disco. Geise Arcanjo já disputou duas finais olímpicas, ficando com a sexta colocação em Londres 2012 e a nona no Rio 2016.

“A Geisa… A Geisa é uma boa atleta. O problema é aquilo que ela faz fora das pistas. Esse tipo de situação poderia ter feito com que eu me afastasse do esporte, mas muito pelo contrário, essa situação serviu para me fortalecer ainda mais e me reafirmar naquilo que eu realmente sou. E também para mostrar para mim mesma que eu sou muito mais do que qualquer rótulo. Qualquer outra coisa que as pessoas por aí podem dizer que dentro do esporte eu sou aquilo que eu sou aquilo que eu conquisto, aquilo que eu faço bem. E é por isso que eu sou hoje a Geisa Arcanjo: a finalista olímpica e não a Geisa Arcanjo a lésbica ou qualquer outro rótulo.”

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo