Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Beth Gomes quebra recorde mundial na etapa do Circuito Brasil

Santista registra 7,68m, derruba marca pertencente à jamaicana Cassie Mitchell desde 2013 e se firma no topo da classe F52 (cadeirantes)

elizabeth gomes
Divulgação CPB

A santista Beth Gomes abriu neste sábado, 8, as disputas da primeira etapa nacional de atletismo do Circuito Brasil com a quebra do recorde mundial do arremesso de peso, classe F52 – para cadeirantes com alto grau de comprometimento. Ela venceu a prova disputada no CT Paralímpico, em São Paulo, com a marca de 7,68m e superou os 6,14m da jamaicana Cassie Mitchell, que perdurava desde 2013. Trezentos e quarenta e sete atletas de 24 Estados e o Distrito Federal competem no evento deste fim de semana.

Beth já havia arremessado o peso acima da marca da rival continental anteriormente. A homologação do resultado, no entanto, não foi feita por causa da sua classificação funcional, na época ainda sob análise. No Open Internacional Loterias Caixa, em abril, ela foi confirmada como atleta da classe F52.

“Não queria ter batido por tanto (risos), mas aconteceu. Eu estava tranquila, com um frio na barriga pela competição, mas consegui estar bem consciente do que eu venho treinando e conseguindo. Conquistei uma boa marca que reflete o meu trabalho desta temporada. Agora é trabalhar para o Parapan de Lima e para o Mundial de Dubai”, disse a atleta de 54 anos, que tornou-se cadeirante em decorrência de uma esclerose múltipla.

Outro recorde foi quebrado pelo carioca João Victor Teixeira, da classe F37. Ele alcançou 48,52m no lançamento de disco masculino e estabeleceu uma nova marca das Américas – a anterior pertencia ao venezuelano Edwards Varela, com 47,88m. O paraibano Petrúcio Ferreira também brilhou nos 100m (T47) e venceu a prova em 10s66, seguido pelo carioca Washington Júnior (10s90) e o alagoano Yohansson Nascimento (10s99).

Os atletas que disputarão as etapas nacionais do Circuito alcançaram, nas fases regionais, os índices classificatórios estabelecidos pelo Departamento Técnico do CPB. Ao todo, foram realizados quatro estágios: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

A segunda etapa nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo será nos dias 9 e 11 de agosto, no CT Paralímpico, em São Paulo. Já a terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, que está programado para ocorrer nos dias 27 a 29 de setembro, também no CT, e reunirá os melhores do ano. O Mundial da modalidade encerrará o calendário do atletismo em 2019, de 7 a 15 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Time São Paulo
Os atletas Washington Júnior e Yohansson Nacimento são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e quatro atletas-guia, de nove modalidades.

Mais em Paralimpíada Todo Dia