Siga o OTD

Atletismo

Nova geração desfila no Campeonato Brasileiro Sub-20

Competição terá várias atrações nos três dias de evento e já nesta sexta-feira (31/5) participam os velocistas Lucas Conceição Vilar e Letícia Maria Nonato Lima, ganhadores de medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2018

Wagner Carmo/CBAt

A nova geração do esporte desfilará no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) desta sexta-feira (31/5) a domingo (2/6), em Bragança Paulista (SP), na disputa da 10ª edição do Campeonato Brasileiro Sub-20. Várias atrações, que já brilharam nas categorias de base, estão confirmadas. A entrada para o público é franca.

Entre esse destaques estão os dois medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados no ano passado, em Buenos Aires: o paulista Lucas Conceição Vilar, do SESI-SP, inscrito nos 100 e 200 m, além dos revezamentos 4×100 e 4×400 m, e a piauiense Letícia Maria Nonato Lima (Unifor-CE), que correrá os 100 e os 200 m no Brasileiro Sub-20 de atletismo.

Em Buenos Aires, Lucas e Letícia subiram ao pódio na prova dos 200 m. Os dois atletas completaram 18 anos em 2019 e têm mais uma temporada ainda na categoria pela frente. Paulista de Limeira, Lucas está qualificado nos 200 m para o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de San José, na Costa Rica, considerado o principal evento da categoria este ano. Já Letícia, piauiense de Teresina, ainda busca as marcas mínimas de 11.68 (100 m) e 23.78 (200 m).

Os dois estreiam já na primeira etapa da competição, que será disputada a partir das 8 horas desta sexta-feira. Estão previstas as eliminatórias e as semifinais dos 100 m. As finais serão à tarde. Outras grandes estrelas das provas de velocidade são o paulista Erik Felipe Barbosa Cardoso (SESI-SP), que integrou o revezamento 4×100 m no Sul-Americano de Lima, e Lorraine Barbosa Martins (CT DEO-RJ), titular do 4×100 m, quarto colocado no Campeonato Mundial de Revezamentos de Yokohama, no Japão.

Na parte da manhã, duas finais estão marcadas, ambas nos 3.000 m com obstáculos: a feminina, às 9:30, e a masculina, às 10 horas, cujos líderes do Ranking Brasileiro são Jeovana Fernanda dos Santos e Leonardo Ferreira do Nascimento (ambos da ABDA-SP).

Além de lutarem pelo pódio, os atletas buscam boas marcas no Brasileiro Sub-20 de atletismo, isso porque a competição fechará o Ranking Nacional da categoria para efeito de convocação para o Sul-Americano Sub-20 de Cáli, na Colômbia, nos dias 15 e 16 de junho. Os participantes tentam também os índices para o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, marcado para o período de 19 a 21 de julho, em San José, na Costa Rica.

Na edição de 2018 do Brasileiro Sub-20, também realizada em Bragança Paulista, a Orcampi Unimed-SP foi a campeã, com 219 pontos, seguida do SESI-SP, com 156, e da EMFCA-RJ, com 146 pontos. Este ano, o SESI, que inscreveu 21 atletas, parece favorito ao título masculino. “Estamos com uma geração promissora, que tem conseguido bons resultados entre os rapazes”, comentou o técnico Darci Ferreira. “Na classificação geral, a situação é mais difícil.”

A Orcampi Unimed passou por uma reformulação no início do ano, mas inscreveu o maior número de atletas na competição: 27. “O objetivo é fazer a melhor participação, dentro de nossas possibilidades. É competir prova a prova”, lembrou o técnico e presidente do clube Evandro Lazari.

Entrada gratuita e transmissão pelo facebook

A competição, que reúne algumas das maiores promessas do atletismo, é uma grande oportunidade para os fãs do esporte verem o futuro do atletismo. A entrada no CNDA, localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), é gratuita, não havendo necessidade de apresentação de ingresso.

As provas poderão ser vistas ao vivo pelo facebook da CBAt .

Mais informações podem ser obtidas no site da competição.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, que reunirá 680 atletas de 106 clubes, representando 19 Estados e o Distrito Federal, é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio da Caixa e apoio da Prefeitura de Bragança Paulista.

Mais em Atletismo