Siga o OTD

Atletismo

Montanha faz sétima melhor marca do mundo no martelo

Wagner Domingos, o Montanha, da B3 Atletismo, conquistou o índice para o Mundial de Londres no lançamento do martelo, nesta quarta-feira (24/5/2017), em meeting realizado na cidade de Celje, na Eslovênia. O brasileiro venceu a competição com 77,21 m, segunda melhor marca da carreira. O índice para a prova é de 76 metros. Para confirmar presença no Mundial, Montanha também precisa estar entre os 40 melhores do ranking olímpico, segundo critério estabelecido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

“Eu soube na última hora que eu iria competir. Mas estava preparado, fui competir e saiu uma boa marca. Estou feliz. Com esses 77 metros alcançados, estou entre os sete melhores do mundo e com o índice feito para o Mundial”, disse Montanha que volta a competir no sábado (27/6/2017), em Slovenska Bistrica, também na Eslovênia. “Quero competir bem e retornar preparado para o Troféu Brasil.”

O pernambucano de 34 anos está na Eslovênia desde o começo de fevereiro, para treinos e competições sob a orientação do técnico Vladimir Kevo. A estreia na temporada foi no dia 6 de maio, em Zagreb (Croácia) – Montanha venceu o Memorial Goran Subotic, com 74,34 m, seu melhor início de temporada. Na ocasião, já projetava voltar ao país, para a disputa do Troféu Brasil (de 9 a 11 de junho, em São Bernardo do Campo), com o índice do Mundial alcançado.

Montanha é o recordista sul-americano do lançamento do martelo, com os 78,63 m conquistados em 19 de junho de 2016, também na cidade de Celje. Na Olimpíada Rio, quebrou um jejum de 84 anos do Brasil sem representantes na prova – foi finalista e terminou na 12ª colocação – e também a quarta posição no ranking mundial ao fim de 2016.

Confirmada a convocação para o Mundial de Londres, Montanha disputará o principal torneio organizado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) pela segunda vez. Na edição de Pequim/2015, o atleta recebeu convite da organização e, pioneiro, tornou-se o primeiro brasileiro a disputar o lançamento do martelo em um Mundial.

Montanha, desbravador do lançamento do martelo

Wagner Domingos bateu o recorde brasileiro do lançamento do martelo pela primeira vez em 2005, com a marca de 67,52 m, época em que ainda dividia seus treinos entre Recife e São Paulo. O pernambucano entrou no atletismo ainda adolescente porque queria emagrecer – foi convidado a conhecer a modalidade após a insistência do amigo Edson Salustiano. Com os treinos no arremesso do peso e lançamento do disco, emagreceu e se tornou atleta.

O martelo chegou de forma inusitada. Em uma competição em São Leopoldo (RS), em 1998, foi inscrito na prova sem nunca ter girado o implemento. Caiu no setor e, envergonhado, avisou ao seu treinador, Abraão Nascimento, que treinaria para a modalidade.

Montanha está na B3 Atletismo desde 2009, mesmo ano em que conheceu o técnico Vladimir Kevo, que trabalhou com Primoz Kozmus, campeão olímpico em Pequim/2008. Durante a disputa do Grande Prêmio Brasil, em Belém, resolveu conversar com o esloveno. Sem saber falar inglês, ultrapassou a barreira linguística para perguntar se poderia participar de treinos com ele. Desde então, Montanha passa alguns meses do ano na Eslovênia, treinando com Kevo, apoiado pelo clube.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Atletismo