Siga o OTD

Pan 2019

Marchadores encaram o desafio do Pan-Americano do México

Caio Bonfim, bronze no Mundial de Londres 2017, é um dos destaques da Seleção Brasileira na competição, válida também pelo circuito mundial da IAAF, que será disputada no sábado e domingo na cidade de Lázaro Cárdenas

Divulgação/CBAT

A Seleção Brasileira participa no sábado (20/4) e domingo (21/4) do Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética, na cidade de Lázaro Cárdenas, no México. O Brasil terá 16 atletas na competição, que é válida também pelo IAAF Race Walking Challenge, o circuito mundial de marcha atlética da IAAF.

A delegação brasileira embarcou às 23:20 desta quarta-feira (17/4) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, na Zona Leste da Grande São Paulo. Seguiram 15 atletas, já que Viviane Santana Lyra, dos 50 km, viajou direto de Bogotá, na Colômbia, onde estava treinando.

O destaque brasileiro é o brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF), que conquistou o oitavo título consecutivo nos 20 km da Copa Brasil Caixa, no dia 17 de março, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Medalha de bronze no Mundial de Londres 2017, o atleta competiu depois no GP de Rio Maior, em Portugal, no dia 6 de abril, terminando a prova na quarta colocação, com o tempo de 1:21:44, índice para os Jogos Pan-Americanos de Lima e o Campeonato Mundial de Doha.

Na classificação parcial do Circuito da IAAF, Caio ocupa a segunda colocação, após duas provas, com 13 pontos. O líder é o colombiano Eider Arévalo, que tem 16.

Os marchadores brasileiros fazem nesta sexta-feira (19/4) o reconhecimento do circuito de 2 km. Segundo a organização do evento, os atletas vão encarar um percurso plano, com largada em frente à Prefeitura na Avenida Lázaro Cárdenas.

A competição será aberta no sábado às 10 horas, com os 10 km sub-20 masculino, e, às 11:15, larga às 20 km adulto feminino. Os 10 km sub-20 feminino começam às 19 horas, com os 20 km adulto masculino largando às 20 horas – todos no horário de Brasília.

No domingo serão disputados apenas os 50 km masculino e feminino, a partir das 10 horas (também de Brasília), válidos apenas pelo Campeonato Pan-Americano.

A pernambucana Erica de Sena não faz parte da equipe brasileira porque não disputou a Copa Brasil Caixa, seletiva para a formação da Seleção. A atleta, quarta colocada nos 20 km no Mundial de Londres 2017, confirmou, no entanto, participação no Challenge, e está entre as favoritas ao pódio.

A marcha atlética latino-americana é muito forte e a competição promete nível muito alto, com a participação de atletas da Bolívia, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, Peru e Venezuela, além de Austrália, China, África do Sul e Suécia.

Lázaro Cárdenas é uma cidade portuária, situada no Estado de Michoacán, a 500 quilômetros da Cidade do México.

Os representantes brasileiros no Pan-Americano são os seguintes:

20 km – adulto – masculino
Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF)
Lucas Gomes Mazzo (Orcampi Unimed-SP)
José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC)

10 km – sub-20 – masculino
Murilo Coutinho Ribeiro (PM Colombo-PR)
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP)
Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR)

20 km – adulto – feminino
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF)
Paula Raissa Paz (Sport Recife-PE)
Emily Pistor (UCA-SC)

10 km – sub-20 ­- feminino
Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)
Tatiana de Morais Pereira (ABDA-SP)
Laryssa Fernanda Frois (Curitiba-PR)

50 km – adulto – masculino e feminino
Cláudio Richardson dos Santos (AABB-RN)
Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG)
Viviane Santana Lyra (FECAM-PR)
Nair da Rosa (AABLU-SC)

Os treinadores da equipe são João Evangelista de Sena Bonfim (DF), Sidmar Andrigheto Gielow (PR) e Luís Paulo Ferreira Porto (RJ).

Mais em Pan 2019