Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Três alcançam índice para o Mundial Paralímpico de Dubai

Elizabeth Rodrigues, Alessandro Rodrigo e André Rocha conseguiram as marcas durante o Desafio CPB/CBAt, no CT Paralímpico, em São Paulo

Elizabeth Gomes, no lançamento do disco
Elizabeth Rodrigues obteve marca no lançamento de disco F52 (foto: CPB)

A paulista Elizabeth Rodrigues conseguiu na manhã deste sábado (6) o índice classificatório para o Mundial Paralímpico de Dubai, que ocorrerá de 7 a 15 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes. Na parte da tarde, Alessandro Rodrigo (disco F11) e André Rocha (peso F53) também atingiram as marcas qualificatórias. As marcas foram atingidas no Desafio CPB/CBAt, no CT Paralímpico, em São Paulo.

Confira aqui os resultados completos do Desafio CPB/CBAt

Beth ficou com o primeiro lugar do lançamento de disco F52, com a marca de 16,15m – 1,16m acima da marca estipulada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para a vaga. Ela foi a primeira atleta a atingir os índices qualificatórios para o Mundial Paralímpico de Dubai.

“Venho treinando muito bem e conseguindo bons resultados. Posso dizer que aqui eu só conclui o que eu já vinha fazendo nos treinos para obter o índice. Vou continuar treinando firme para melhorar a minha marca ainda mais e chegar bem para as principais competições do ano”, disse Beth, cujos movimentos dos membros são limitados em decorrência de uma esclerose múltipla.

No período da tarde, foi a vez do campeão paralímpico Alessandro Rodrigo atingir os parâmetros qualificatórios para o Mundial Paralímpico de Dubai. Ele venceu o lançamento de disco F11, para cegos, com a marca de 44,75m.

Em seguida, o campeão mundial André Rocha também garantiu-se com os 8,70m que conseguiu no arremesso de peso F53.

Tascitha Oliveira e mais

A baiana Tascitha Oliveira foi outro destaque da manhã deste sábado. A atleta de 26 anos conquistou a sua melhor marca da carreira nos 100m T36 (para paralisados cerebrais), com 14s22. O tempo é o melhor do mundo em sua classe desde os 13s68 feitos pela chinesa Yiting Shi na conquista do Mundial de Londres 2017.

Entre as mulheres também destacou-se a paranaense Lorena Spoladore. Após um longo período de afastamento das pistas causado por uma lesão muscular, ela retornou e registrou 12s20 nos 100m T11, para atletas cegas. A marca a coloca entre as principais concorrentes da classe em que o Brasil tem longa tradição.

Nos homens, destaque para a final multiclasse dos 100m. O vencedor foi o rondoniense Kesley Josué, que faturou com o tempo de 11s11 – cinco centésimos abaixo do que ele já havia feito nas eliminatórias (11s06) e que lhe deixa atrás apenas do australiano Chad Perris (10s96) nesta temporada.

A competição no sábado (6) teve a presença de cerca de 400 atletas. O evento serve como preparação para os atletas paralímpicos, que disputarão o Open Internacional Loterias Caixa no fim deste mês – entre os dias 23 e 25 -, também no CT Paralímpico.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia