Siga o OTD

Atletismo

Thiago Braz testa treino em torneios da temporada indoor

O campeão olímpico do salto com vara compete na Europa em preparação para os principais eventos de 2019, especialmente o Mundial de Doha, no Catar, em setembro

Após temporada difícil, Thiago Braz treina com foco em 2020
Wagner Carmo CBAt

O campeão olímpico Thiago Braz, do salto com vara, está em Rouen, na França, para testar o período de treinamento em competições na temporada indoor da Europa. Thiago também quer obter, o mais cedo possível, mas com tranquilidade, o índice no salto com vara – a marca é 5,71 m -, para o Mundial de Doha, no Catar, de 27 de setembro a 6 de outubro (tabela de índices: https://goo.gl/EU4BdP).

O ano de 2019 é longo – o Mundial praticamente fecha o calendário do atletismo. E Thiago Braz (Pinheiros – SP) vai focar no campeonato Sul-Americano, em Lima (PER), de 24 a 26 de maio, nos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER), de 26 de julho a 6 de outubro, e no Mundial. Começou sua preparação em outubro de 2018, em dezembro fez um camping em Doha, no Catar, sede do Mundial. “Ele machucou a perna e atrasamos um pouco o início das competições”, informou o treinador Elson Miranda.

Mas Thiago já competiu em Berlim, Alemanha (5,56 m), e em Lodz, na Polônia (5,50 m). Elson disse que os resultados do momento ainda não estão compatíveis com um atleta da qualidade de Thiago, mas que ele ainda está se adaptando as varas em provas indoor e vem crescendo tecnicamente. “Gostei da forma como ele saltou em Lodz”, ressalta.

Agora Thiago disputa o Perche Elite Tour, em Rouen, um meeting só para o salto com vara, neste sábado (9/2), uma competição em Athlone, na Irlanda, no dia 13/2, e espera confirmação para um meeting em Clermount Ferrant (FRA). “O objetivo dessas competições não é o resultado em si, mas sim que o Thiago mantenha-se ativo e teste o período de treinamento. É claro que espero que saia um 5,70 m, um 5,71 m, índice para o Mundial, mas para um atleta como ele isso é só questão de ter tranquilidade. Tem muita qualidade e não vai ser difícil”, completou o técnico.

Mais em Atletismo