Siga o OTD

Allan KUWABARA

NASCIMENTO
MOGI DAS CRUZES/SP
IDADE
27
ALTURA
1,68m
PESO
60kg
OLIMPÍADAS
PANS
CLUBE
PAINEIRAS/BRA
Natural de Mogi das Cruzes, Allan Kuwabara traz no sangue a paixão pelas artes marciais. Seu avô era faixa preta de judô e seu pai faixa preta de karatê, sendo assim, o esporte entrou cedo em sua vida. Aos 6 anos de idade o pequeno Allan foi matriculado em uma academia de judô de Mogi criada por pais da cidade, e desde então o judô não saiu mais de sua vida e se tornou profissão.
Aos 14 anos, Allan se mudou para São Paulo em busca de mais estrutura e foi treinar no Projeto Futuro do Ibirapuera. Contratado pelo Pinheiros, o judoca permaneceu no clube por cinco anos. Desde 2015, Kuwabara é atleta do Clube Paineiras do Morumby. Já na base Allan se mostrou um atleta bastante promissor e colecionou títulos e medalhas. Foi campeão paulista por 12 vezes e campeão brasileiro outras cinco vezes.
Com todos esses títulos, Kuwabara passou a integrar a seleção de base do Brasil e com o quimono nacional foi campeão Pan-Americano por 3 vezes e conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial sub-20 de 2011 na Cidade do Cabo, África do Sul. Já na categoria sênior, logo no ano em que subiu para os profissionais em 2013, o atleta venceu a Seletiva Olímpica da Rio 2016. Em 2014 o judoca fazia sua estreia pela seleção sênior no Open de Miami, conquistando a medalha de ouro. Em 2015 o ouro veio no Open de San Salvador.
Allan Kuwabara venceu ainda um Campeonato Brasileiro Sênior e um Troféu Brasil Interclubes. No ano de 2019 Allan foi prata no Open de Santiago, no Chile. Ainda em 2019, o judoca disputou seu primeiro Grand Slam, em Brasília, se sagrando campeão. No caminho até a final o judoca bateu nomes de destaque na categoria, como o russo Islam Yashuev e o espanhol Francisco Gárrigos. Na final venceu o compatriota Eric Takabatake para ficar com o ouro.