Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional começam nesta sexta

O Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim Elite e Júnior e o Torneio Nacional começam nesta sexta-feira (13) e vão até o próximo sábado (15). As competições serão realizadas no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia (GO).

No Brasileiro, os ginastas serão divididos em duas categorias – Elite, a partir de 18 anos, e Júnior, de 13 a 17 – no trampolim individual, sincronizado, tumbling e duplo mini-trampolim. Ao todo, 90 atletas estarão nas disputas, e as equipes são as seguintes: Prefeitura Municipal de Itabira (MG), Núcleo de Ginástica Tatiana Figueiredo (RJ), Instituto Trampolim (MG), Minas Tênis Clube (MG), Prefeitura Municipal de Contagem (MG), Prefeitura Municipal de Piraí (RJ), Astramp (GO), Flip Ginástica (ES), Giro – Escola de Ginástica Rio das Ostras (RJ).

A programação começou nesta quarta-feira (11) com os treinos livres, seguidos do treinamento escalonado e o congresso técnico nesta quinta (12). O treinamento escalonado segue na sexta (13), que também terá competição do Torneio e do Brasileiro com as disputas do individual, tumbling e duplo mini-trampolim em diferentes categorias.

No sábado (14), as atividades seguem no Torneio e também é o dia das finais do Brasileiro no trampolim individual (júnior B feminino e masculino), tumbling (júnior feminino e elite masculino), duplo mini-trampolim (elite masculino) e sincronizado (júnior feminino e masculino). Já o domingo terá as finais do Brasileiro de trampolim individual (júnior feminino e masculino, elite feminino e masculino) e duplo mini-trampolim (júnior B feminino e masculino, júnior feminino e masculino).

As competições também vão servir como preparação da Seleção Brasileira para o Mundial de Sófia (Bulgária), em novembro. A coordenadora de seleções de trampolim da CBG, Tatiana Figueiredo, observará os seis ginastas que vão representar o País. No masculino, os nomes são Rafael Andrade e Carlos Ramirez Pala, enquanto o feminino tem Camilla Lopes Gomes, Daienne Cardoso Lima, Alice Hellem Gomes e Lorrane Souza Sampaio.

“Os melhores atletas do Brasil na base e da equipe principal adulta estarão nesta competição. Vai ser muito importante, com o regulamento oficial de elite, e será uma boa preparação para o Mundial no início de novembro. Será também um período de observação, vendo os treinamentos e a competição. É importante porque estarão todos os técnicos do Brasil, além do Diego Satiro, coordenador técnico. Essa competição será muito importante”, disse Tatiana.

Rafael Andrade, que foi o representante brasileiro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, retornou às competições no mês de setembro e quer seguir firme de olho no Mundial. “Eu comecei a competir em setembro, participei do Campeonato Inglês e depois disputei a Copa do Mundo de Portugal (em Loulé). Essa vai ser a terceira competição, e, da primeira para a segunda, o meu ritmo melhorou, assim como meus treinos. Espero aproveitar essa fase que está sendo boa e continuar treinando e competindo bem para chegar ao Mundial na minha melhor forma”, afirmou.

Quem também voltou a competir há pouco tempo foi Camilla Lopes, que torceu o tornozelo em fevereiro, depois sofreu uma fratura por estresse no pé e retornou aos treinos no final de agosto. “Eu estou saindo de um processo de lesão que me deixou parada por cinco meses este ano. Estou voltando bem, minha primeira competição depois da lesão foi a Copa do Mundo de Portugal (quando fez final no Trampolim Sincronizado com Daienne Cardoso), na qual atingi meu objetivo de cumprir minhas séries. Agora para o Brasileiro, estou com expectativas grandes de subir ao pódio e manter meu titulo de campeã nacional. Desde que voltei a treinar, tenho focado muito em cuidar do meu pé, mantendo a fisioterapia para chegar 100% ao Mundial e continuar em alto nível. Todos esses campeonatos antes do Mundial são ótimas para a preparação e para chegarmos confiantes lá”, explicou.

Programação

Quinta-feira (12)
8h às 19h – Treinamento escalonado
19h às 20h – Congresso técnico

Sexta-feira (13)
8h às 9h20 – Treinamento escalonado Torneio
9h30 às 11h30 – Competição Torneio
12h – Premiação Torneio
13h – Abertura
14h às 15h20 – Treinamento escalonado Brasileiro
15h30 às 17h30 – Competição Brasileiro
17h30 às 18h30 – Treinamento escalonado Brasileiro
18h30 às 20h – Competição Brasileiro

Sábado (14)
8h às 9h35 – Treinamento escalonado Torneio
9h40 às 11h55 – Competição Torneio
12h – Premiação Torneio
13h às 14h – Treinameno escalonado Brasileiro
14h10 às 15h40 – Competição Brasileiro
15h40 às 18h20 – Treinamento e competição finais Brasileiro
18h30 – Premiação trampolim individual (júnior B feminino e masculino), tumbling (júnior feminino e elite masculino), duplo mini-trampolim (elite masculino), sincronizado (júnior feminino e masculino)

Domingo (15)
8h40 às 11h40 – Treinamento e competição finais Brasileiro
12h – Premiação trampolim individual (júnior feminino e masculino, elite feminino e masculino), duplo mini-trampolim (júnior B feminino e masculino, júnior feminino e masculino)

Serviço
Campeonato Brasileiro Elite e Júnior e Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim
Data: 13 a 15 de outubro
Local: Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco
Av. João Leite, 915 – Santa Genoveva – Goiânia (GO)

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades do OTD

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!

Mais em Ginástica de Trampolim